quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Mas o que é essa tal de 2º Lei da Termodinâmica ?

Criacionistas sempre gostam de citar as leias da termodinâmica para refutar a evolução, mas muitas vezes nem sabem o que estão dizendo e por que as leis da termodinâmica favorecem os pensamentos criacionistas.

A 2º Lei da Termodinâmica = É uma das leis fundamentais da ciência. Essencialmente ela diz que num dado sistema, as coisas progridem da ordem para a disordem quer a nível informacional, quer ao nível organizacional.

Com o passar do tempo, os sistemas progridem da entropia mínima para a entropia máxima. Isto é uma descrição rústica, mas dá para entender.

Quando aplicado à biologia, isto é uma evidência devastadora para mitos evolucionistas, uma vez que a teoria diz exatamente o contrário daquilo que a ciência diz. A teoria diz que os sistemas de vida progrediram de sistemas com muito pouca ou nenhuma informação para sistemas mais complexos e bem mais organizados POR SI SÓ, sem intervenção inteligente. Nunca tal coisa foi empiricamente observada.

O que é um sistema isolado ?

Esta pergunta parte do princípio que a 2ª Lei só se aplica a sistemas fechados. Em sistemas abertos, a 2ª Lei é anulada porque há uma infusão de energia. O que esta pergunta nos leva a pensar é que o sol, de alguma forma, reverteu a 2ª Lei o que permitiu à evolução.

Há vários problemas com isto. Os mais óbvios são:

1. O universo é um sistema fechado, segundo a teoria da evolução.

2. A energia nua e crua não organiza nada. Para verificares isso, experimenta pôr a tua comida ao sol por algumas horas.

A energia só “organiza” alguma coisa quando nos sistemas onde essa energia é aplicada existem formas de reter e converter a energia. A clorofila, por exemplo, faz isso mesmo.

Portanto a noção de “sistemas abertos” e “sistemas fechados” não salvam a teoria da evolução.

A 2º Lei da Termodinâmica contra a Evolução

Ainda há evolucionistas que não concordam com o facto de que a teoria da evolução vai contra a 2ª lei da Termodinâmica. Mais do que isso, é afirmado por eles que só aqueles que não entendem a ciência podem dizer tais coisas.

Neste post vamos ver o que os cientistas, alguns evolucionistas, dizem em relação a isso.

"Embora seja verdade que a quantidade de matéria do universo está em contínua mudança, a mudança parece ser principalmente em uma dissolução direção-direção. O sol está lentamente a queimar, as estrelas estão morrendo em brasas, e em toda parte o coração do cosmos está se voltando para frio; ele está se dissolvendo em radiação, e energia e está sendo dissipado para o espaço vazio (...) O universo está progredindo, assim, em direção a um final para a "morte do calor", ou, como é tecnicamente definida, uma condição de "entropia máxima '. E não há nenhuma maneira de evitar esse destino. Para que o princípio fatídico conhecida como a Segunda Lei da Termodinâmica, que permanece até hoje como o principal pilar da física clássica deixado intacto pela marcha da ciência, proclama que os processos fundamentais da natureza são irreversíveis. Natureza se move apenas de uma maneira.” [Lincoln Barnett, The Universe and Dr. Einstein (1957), pp. 102-103.]
A natureza se move em apenas uma direção.

"Não importa o quão cuidadosamente examinamos a energética dos sistemas vivos, não encontramos nenhuma evidência da derrota dos princípios termodinâmicos." [Harold Blum, da Time Arrow and Evolution (1962), p. 119.]

O Sistemas de vida estão Sujeitos à 2ª Lei.

"... Não há violações conhecidas da segunda lei da termodinâmica ...". [Dr. John Ross, cientista de Harvard , Chemical and Engineering News, vol. 58, 7 de julho, 1980, p. 40]
Não Há violações em Relação à 2ª Lei.

"Outra forma de expressar a segunda lei, então, é: 'O universo está constantemente se tornando mais desordenado' Visto dessa maneira, podemos ver a segunda lei tudo sobre nós. Nós temos que trabalhar duro para arrumar um quarto, mas deixado a si mesmo, torna-se uma confusão outra vez muito rapidamente e muito facilmente. Mesmo que nunca sujarmos, torna-se poeira e mofo. Como é difícil manter casas, máquinas e nossos corpos, e em perfeito estado de funcionamento: como é fácil deixá-los se deteriorar. Na verdade, tudo o que temos a fazer é nada, e tudo se deteriora, entra em colapso, quebra, se desgasta, por si só -. E é isso que a segunda lei é. "[Isaac Asimov (ateu e evolucionista), Smithsonian Jornal Institute, de Junho de 1970, p. 6]

Nota-se que o evolucionista Isaac Asimov inclui os nossos próprios corpos debaixo da alçada da 2ª Lei.

Para além disto, a “2ª Lei generalizada” aplica-se à Teoria da Informação de tal modo que, deixado para si próprio através do tempo, a informação transmitida por um sistema de informação-comunicação tem tendência a ficar mais distorcida e menos completa do que quando começou (aumento de entropia, neste caso, entropia informacional).*

Os próprios evolucionistas dizem que a ordem que encontramos nos cristais de neve não justifica a extrapolação para os sistemas de vida:

O Prémio Nobel Ilya Prigogine diz:

"O ponto é que, em um sistema não-isolado [aberto] existe uma possibilidade de formação de estruturas ordenadas de baixa entropia a temperaturas suficientemente baixas. Este princípio de ordenação é responsável pelo aparecimento de estruturas ordenadas, tais como cristais, bem como para os fenômenos de transições de fase. Infelizmente, este princípio não pode explicar a formação de estruturas biológicas ".

[EU. Prigogine, G. Nicolis e A. Babloyants, Physics Today 25 (11): 23 (1972)]

Como se ISSO NÃO fosse Suficiente, OS PRÓPRIOS evolucionistas dizem:

"A termodinâmica imediatamente esclarece a última questão, salientando que ... sistemas biológicos estão abertos a trocar energia e matéria. A explicação, porém, não é completamente satisfatória, porque ainda deixa em aberto o problema de como ou por que o processo de encomenda surgiu (uma aparente diminuição da entropia), e um número de cientistas têm lutado com este problema. Bertalanffy (1968) chamou a relação entre a termodinâmica irreversível e seria um dos problemas não resolvidos mais fundamentais da biologia. "[C. J. Smith, Applied Biosystems 1: 259 (1975)]

A 2ª Lei ainda é um problema não resolvido, no que toca à teoria da evolução. Não é um problema inventado pelos criacionistas, mas pela própria ciência.

Conclusão:

1. A natureza move-se numa direção.

2. Não há exceções à 2ª Lei, tal como o cientista Dr. John Ross diz.

3. Os sistemas de vida estão sujeitos à 2ª Lei.

4. Com o passar do tempo, a entropia informacional num sistema de informação aumenta, não diminui (isto é, a informação torna-se menos organizada e menos completa).

5. O exemplo dos cristais não é relevante quando o comparamos com as formas de vida, tal como diz o Prémio Nobel Ilya Prigogine.

6. O problema da 2ª Lei ainda não foi resolvido (pelos darwinistas).

Portanto, a pergunta mantêm-se: como é que a informação dos sistemas biológicos foi ficando cada vez mais complexa, mais organizada, mais especificada, quando a tendência natural de sistemas naturais e não supervisionados é exactamente o contrário?

Para o cristão a degeneração tem uma explicação. Quando Adão resolveu seguir os seus próprios desejos, deixando de lado os Mandamentos do Senhor, Deus removeu parcialmente a Sua Mão protetora sobre o universo. O mundo em que vivemos vive debaixo da maldição do pecado (Gênesis 3:17, Romanos 5:12, Romanos 8:20) e como tal tudo “move-se numa só direção” (degeneração).

No entanto, a história não acaba aqui! Apesar de todas as coisas que o homem tem feito na Terra que Deus criou, apesar de todo o pecado, morte, violência, imoralidade, Deus não abandonou o ser humano. Deus prometeu que um dia Ele vai criar céus novos e Terra nova:

Isaías 65:17 - Pois eis que Eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.

Isaías 66:22 - Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de Mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome. Neste novo universo não haverá choro, morte, dor ou degeneração:

Apocalipse 21:4.
Ele [Deus] enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Fonte: 11 de gêneses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails