quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Descoberta de gás abre portas para a existência de vida em Marte?

Robô Curiosity
Vagando pelas terras de Marte, o robô americano Curiosity detectou uma fonte de metano que aparece e desaparece sem explicação. Seus níveis se multiplicam por dez e voltam a baixar de forma brusca, segundo estudo publicado na revista científica “Science”. Na Terra, mais de 90% desse gás na atmosfera é produzido por seres vivos. Isso poderia indicar a existência de vida no Planeta Vermelho, embora outras explicações também sejam possíveis, dizem cientistas.

O metano em Marte aumenta a níveis incompatíveis com o ciclo de vida médio do gás, que deveria permanecer na atmosfera por cerca de 300 anos. Segundo o estudo, a variação foi de 0,7 partes por bilhão em volume (ppmv) para 7 ppmv, dez vezes mais, em seis ocasiões. Isto indica que “há uma fonte adicional de metano de origem desconhecida”, ressalta a pesquisa.

O estudo compila 20 meses de dados durante os quais o robô percorreu a cratera de Gale, com mais de 150 quilômetros de diâmetro, próximo ao equador marciano.

Além da origem biológica, outras hipóteses para esta variação de metano seriam a degradação de meteoritos que caem no planeta, o impacto de cometas ou a liberação de depósitos antigos.

— Eu apostaria numa origem geológica, mas, obviamente, não é uma evidência científica — afirmou ao “El País”, Javier Martín-Torres, coautor do estudo e pesquisador do Instituto Andaluz de Ciências da Terra.

Fonte: O Globo

Nota deste blog: Mais uma notícia sensacionalista na área científica. Observem bem, encontraram um gás em Marte e correm para anunciar que supostamente pode ter vida por lá... Os agnósticos leigos quando leem uma matéria como esta, principalmente aqueles que não tem conhecimento de química, ingenuamente, ficam todos esperançosos. Mas na prática, não é bem assim que funciona!! Já dissemos aqui no blog várias vezes que não basta ter os 'ingredientes químicos', acima de tudo, deve haver (várias) condições  necessárias para que a vida possa evoluir gradualmente. Quimicamente falando, impossível surgir vida naquelas condições de Marte!!! Assista a palestra abaixo e confirme estas minhas afirmações. O palestrante é um biologo do IF Tocantins e doutorando em química, prof. Tarcísio Vieira, cujo tema: A química da vida e suas evidências ao nível molecular: origem espontânea da vida ou Design Inteligente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails