sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Bafômetro: a Química a serviço da vida

No Brasil, a cada ano, aproximadamente 40 mil pessoas morrem e outras ficam paraplégicas ou tetraplégicas vítimas de acidentes automobilísticos. A maioria dos acidentes envolve motoristas embriagados. Uma vez ingerido, o álcool passa rapidamente do estômago e intestino para o sangue, e deste para todas as partes do corpo (em aproximadamente 20 ou 30 minutos).

A consequência imediata e a intoxicação, que se manifesta desde uma leve euforia até estados mais graves de estupor alcoólico. Como a intoxicação alcoólica afeta o cerebelo, órgão responsável pela coordenação motora e pela rapidez dos reflexos, a pessoa fica impossibilitada de dirigir.

BafômetroCom o objetivo de auxiliar os órgãos fiscalizadores na identificação de motoristas embriagados, foi desenvolvido o bafômetro, aparelho capaz de medir a intoxicação alcoólica por meio do hálito da pessoa examinada. A concentração de álcool no hálito está relacionada com a quantidade de álcool presente no sangue, dado o processo de troca que ocorre nos pulmões.

O aparelho funciona do seguinte modo: o motorista deve soprar com força num canudinho, que conduzirá o ar dos pulmões para um analisador contendo uma solução ácida de dicromato de potássio, que existe num compartimento do aparelho. O álcool presente no bafo reage e, na reação, é transformado em etanal (C2H4O) ou ácido acético (C2H4O2); o cromo, na forma de íon dicromato (coloração laranja-avermelhada), é tranxsformado em Cr3+ (verde-azulado).

A reação que ocorre pode ser representada pela seguinte equação não balanceada:
Quanto maior a concentração de álcool no bafo, mais intensa será a coloração verde-azulada obtida. O sensor do aparelho percebe a reação química pela corrente elétrica produzida na pilha eletroquímica envolvida ou pela mudança das características resistência/condutância do sensor, o que dependerá do tipo de aparelho. Essas informações são transformadas em dados que aparecem no seu visor. Existem bafômetros descartáveis que indicam a intoxicação alcoólica simplesmente pela variação da cor de laranja-avermelhada para verde-azulada e pela intensidade da última coloração.

O bafômetro tem apresentado bons resultados na identificação da embriaguez ao volante, uma prática responsável pela destruição de muitas vidas e que só poderá ser combatida com a conscientização, principalmente dos mais envolvidos. Veja alguns sintomas apresentados pela intoxicação alcoólica no organismo humano:
Fonte: CPB Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails