terça-feira, 18 de novembro de 2014

Manifesto Público da Sociedade Brasileira do DESIGN INTELIGENTE

Manifesto público da Sociedade Brasileira Do Design Inteligente (TDI Brasil) sobre o ensino da Teoria da Evolução e da Teoria do Design Inteligente nas escolas e universidades públicas e privadas

A TDI-BRASIL, como parte de sua política educacional atual, declara que não é ainda favorável ao ensino da teoria do design inteligente (TDI), tanto nas escolas e universidades brasileiras públicas e privadas, como também nas confessionais

Nossa posição se baseia na posição atual da Academia, que ainda não acata a TDI e o seu ensino, posição essa que nós da TDI BRASIL, como acadêmicos, acatamos.

 Outro fundamento de nossa posição contrária ao ensino da TDI nas escolas é a não existência ainda de professores bem capacitados para corretamente ensinar os postulados da TDI.

 Entendemos, porém, que os alunos têm o direito constitucional de ser informados que há uma disputa já instalada na academia entre a teoria da evolução (TE) e a TDI quanto a melhor inferência científica sobre nossas origens. Inclusive há outras correntes acadêmicas além da TDI que hoje questionam a validade da TE oferecendo uma terceira via.

 Quanto ao ensino da TE, a TDI BRASIL defende que esse ensino seja, porém, feito de uma forma honesta e desapaixonada, tanto nos livros didáticos quanto na exposição dos professores em salas de aula. Defendemos que sejam eliminados exemplos fraudulentos ou equivocados hoje presentes em livros didáticos, e que sejam expostas as deficiências graves que a TE apresenta, e que se agravam a cada dia frente às descobertas cientificas mais recentes, o que hoje não ocorre.

 Quanto ao criacionismo religioso e filosófico, por causa de seus pressupostos e implicações filosóficas e teológicas, entendemos que deva ser ensinado e discutido, junto com as evidências científicas que porventura o corroborem, em aulas de filosofia e teologia.

 TDI-BRASIL, Campinas, 16 de novembro de 2014″

Fonte: Desafiando a Nomenckatura Científica

Um comentário:

  1. O texto é equilibrado e sensato. O ensino de ciências deve apresentar o conteúdo da ciência contemporânea e na medida do possível mostrar como esse conteúdo é desenvolvido. Se em aulas de ciências houver alguma discussão filosófica/religiosa deve ficar claro que as ideias discutidas não decorrem do conhecimento científico.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails