terça-feira, 18 de novembro de 2014

1º Congresso Brasileiro do Design Inteligente – DIA 1

Está sendo realizado, entre os dias 14 e 16 de novembro, em Campinas – SP, o 1º Congresso Brasileiro do Design Inteligente. O congresso é caracterizado como um evento histórico e está sendo organizado pela Sociedade Brasileira do Design Inteligente. 
O 1º Congresso de TDI – BRASIL conta com um comitê científico que abrange várias áreas do conhecimento, congregando profissionais da química, biologia, engenharias, matemática, física, arqueologia, letras, direito, ciências médicas, ciências humanas, estatística e farmácia. A abertura contou com quase 300 participantes e, de acordo com o Dr. Marcos Eberlin, marca o início do debate aberto e sem preconceito acerca das nossas origens.

O primeiro dia do evento contou com duas palestras. A palestra de abertura ficou a cargo do Presidente da Associação Nacional de Juristas Evangélicos, ANAJURE, Dr. Uziel Santana.

Com a palestra intitulada “Liberdade Científica: Direito Constitucional de Discutir e Investigar o Design Inteligente no Meio Acadêmico”. Dr. Uziel falou sobre os fundamentos do Estado Democrático de Direito, Teoria dos Direitos Fundamentais e também sobre as fontes primárias subjacentes aos direitos universais, estas que foram, inclusive, uma conquista histórica do protestantismo.

O Direito de Liberdade Científica, claramente relacionado aos aspectos mencionados, foi exposto de modo brilhante pelo jurista que, ao falar sobre os direitos constitucionais, pontuou:

    “É um Direito constitucional, a Liberdade Científica. E está fundada na Constituição e que tal direito reafirma que todo e qualquer cientista, e aliás, em política pública é dever do Estado fomentar nas Universidades, fomentar inclusive na sociedade em geral o desenvolvimento de novas teorias, de novas técnicas que venham a servir de utilidade para a sociedade. É um pressuposto; é um direito humano fundamental reconhecido pela Carta Magna.”

Logo em seguida, o evento contou com a participação do Prof. Adjunto do programa de MA Ciência e Religião da Universidade Biola (www.biola.edu) Paul Nelson, que também é pesquisador do Discovery Institute. Paul já palestrou sobre o Design Inteligente em diversos países, tais como Escandinávia, China, Brasil e outros. Com tradução simultânea do presidente emérito da Sociedade Brasileira de Design Inteligente, Prof. Ms. Enézio E. De Almeida Filho, Paul abordou três mitos do DI, sendo eles: 1) O DI é simplesmente criacionismo rebatizado; 2) A ciencia não precisa e não pode usar a noção de inteligência em explicação causal genuina e; 3) O DI é o raciocinar ‘Deus das lacunas’ e assim, intrinsicamente vulnerável. Ao expor cada mito, Paul demonstrou como refutá-las e durante a exposição frisou que o DI não precisa necessariamente se assentar em discussões teológicas ou filosóficas, pois a constatação de causas naturais e causas inteligentes faz parte do que ele chamou de: “A caixa de ferramentas de raciocinio humano.”

A progamação segue durante todo o sábado (15/11) e finda no domingo (16/11) pela manhã. Até o fim do congresso, certamente, haverá a exposição de temas de grande relevância tanto à comunidade científica quanto à sociedade em geral.

Redação por: Suzi Damazio / Gladís Damazio

Imagens: Luis Dias

Fonte: Como vivemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails