quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Congresso do Design Inteligente causa polêmica na Unicamp

Censura acadêmica
Comunidade classifica como criacionista debate sobre a origem da vida e do universo

A divulgação oficial no site da Unicamp de um congresso com tema polêmico a ser realizado por professores da universidade em um hotel de Campinas mobiliza alunos e acadêmicos contra a iniciativa.

A comunidade estudantil e catedrática discorda da realização do debate sobre a Origem do Universo e da Vida, foco principal do 1º Congresso Brasileiro de Design Inteligente. Os contrários classificam o assunto como uma "pseudociência" e uma vertente do criacionismo.

Nas redes sociais, alunos classificaram a divulgação do evento pela universidade como algo “vergonhoso”.

Com a polêmica, a instituição retirou nesta quarta-feira (10) a nota de divulgação do site oficial. Para justificar a retirada, a Unicamp alegou que não tem participação institucional na promoção ou organização do evento e, por isso, concluiu que “não se justifica a sua divulgação por meio de seus veículos de comunicação”.

Em novembro do ano passado, um congresso com o mesmo tema foi cancelado pela Unicamp após pressão de um grupo de professores que alegava que os congressistas buscam credibilidade no meio científico.

O professor Marcos Eberlin, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp e responsável pelo congresso, defende o debate e propõe uma análise da teoria do design inteligente para que ela se torne mais conhecida.

O congresso será realizado nos dias 14, 15 e 16 de novembro.

Fonte: Correio Popular Campinas

NOTA: Antes da universidade retirar o anúncio, copiamos a sua página de eventos. Dê um clique na imagem abaixo para ler o anúncio que a UNICAMP veiculou até o dia de ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails