segunda-feira, 28 de julho de 2014

Qual língua os Neandertais falavam?

RESUMO [tradutor google]

É geralmente assumido que linguagem moderna é um fenômeno recente, coincidindo com o surgimento dos próprios humanos modernos. Muitos supõem também que este é o resultado de uma única mutação, dando origem súbita abundância "pacote moderna."

No entanto, nós argumentamos aqui que a linguagem reconhecidamente moderna é provavelmente uma característica ancestral do nosso gênero pré-namoro, pelo menos o ancestral comum dos humanos modernos e neandertais cerca de meio milhão de anos atrás[escala evolucionista]. Para este fim, apresentar uma ampla gama de evidências da lingüística, genética, paleontologia, arqueologia e sugerindo claramente que o homem de Neandertal compartilharam conosco algo como discurso moderno e linguagem.

Esta reavaliação da antiguidade da linguagem moderna, a partir das geralmente cotados 50.000-100.000 anos a meio milhão de anos, tem consequências profundas para a nossa compreensão da nossa própria evolução, em geral, e especialmente para as ciências da fala e da linguagem.

Como tal, ele argumenta contra um cenário saltacionista para a evolução da linguagem, e para um processo gradual de cultura gene co-evolução que se estende até os dias atuais.

Outra consequência é que a diversidade linguística atual pode refletir melhor as propriedades do espaço de design para a linguagem e não apenas os caprichos da história, e também pode conter traços de línguas faladas por outras formas humanas, como os neandertais.

GRÁTIS PDF: Na antiguidade da língua: a reinterpretação das capacidades linguísticas Neanderthal e suas consequência

Fonte: Desafiando a Nomenklatura Científica

Nota: Bacana a matéria. Coincidência ou não, sexta-feira (26/06) passada fui convidado por alunos do curso de letras (UneB de Caetité-BA) para assistir um seminário sobre a origem da linguagem. Por sinal, uma apresentação inteligente, profunda em detalhes que veio abranger todas as filosofias do conhecimento científico existentes sobre a origem da linguagem oral e escrita. Diante a apresentação daqueles alunos ficou claro que não existe ainda nenhum registro concreto histórico e científico sobre como tudo começou. Bem diferente das grandes mídias que vem anunciando e confirmando suas 'ficções científicas' Neandertais... Parabéns a todos estudantes do 1º semestre de letras da UneB-Caetité pela belíssima apresentação dos seus trabalhos!! [Firmo Neto]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails