sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Porque a ciência não é inimiga da religião

 Quando o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama anunciou em 8 de julho de 2009, que ele iria anunciar o renomado geneticista Francis Collins para ser o novo diretor do National Institutes of Health, alguns cientistas e jornalistas deram suas opiniões de "especialistas" dizendo que um religioso devoto da fé não tinha qualificação para assumir um cargo desse. Alguns em particular, estavam preocupados como um cristão, que acredita em milagres, não seria pessoa certa para comandar o cargo mais importante na ciência dos Estados Unidos. Collins, mesmo assim, foi unânime confirmado pelo Senado dos EUA em 2009 para o cargo, mas a controvérsia aumentou ainda mais o debate entre aqueles que acreditam que os cientistas podem ser bem sucedidos sendo religiosos, onde a ciência e a religião são dois reinos separados capazes de examinar os questionamentos que temos na vida vida e aqueles que acreditam que somente a ciência é o único caminho para entender as verdades do universo.

Um pesquisa feita com os cientistas que são membros da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), conduzida pela Pew Research Center for the People & the Press entre Maio e Junho de 2009, revelou que os membros desse grupo são, menos religiosos que o público em geral. Mas revelou outros dados importantes. De acordo com a pesquisa, 51% dos cientistas acreditam em alguma forma de deidade ou poder superior, mais especificamente 33% deles acreditam em Deus e 18% acreditam em algum espírito universal ou poder superior. Só para título de comparação, 95% dos americanos, na mesma época, acreditavam em algum tipo de deidade ou poder superior. De acordo com a mesma pesquisa, 41% dos cientistas entrevistados não acreditavam em qualquer tipo de deidade, poder superior ou forma sobrenatural. Acesse a pesquisa original aqui.

 Ao contrário do que as pessoas na Internet, Richard Dawkins, Sam Harris, etc., dizem, a maioria dos cientistas americanos não são ateus.

E ao longo da história? Os cientistas tentaram realmente derrubar a religião? Vamos ver o que os mais importantes cientistas ao longos dos séculos tem a dizer sobre isso. Dê um clique aqui e aqui leia!

Fonte: Base blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails