terça-feira, 16 de julho de 2013

Qual a relação entre o blog Ciência e Fé e o NUBEPO no conflito entre evolução e criação?


Com certeza você deve ter notado que neste site [www.nubepo.org] existem vários links voltados para o blog Ciência e e Fé. Pois bem, o site do NUBEPO – Núcleo Baiano de Estudo e Pesquisa sobre as Origens tem fortes ligações, sim, com o blog Ciência e Fé. Explicaremos a seguir o motivo:

Firmo Neto, jovem cristão curioso e amante da ciência, passou por muitos anos em vários conflitos teóricos a respeito de qual seria a teoria que evidenciasse melhor as origens – tanto do universo como da vida. Mesmo nascido em lar cristão e seus pais ter- lhe ensinado que a origem das coisas foi através de um Ser divino sobrenatural que criou o céu e a terra, ele também recebeu fortes influências da filosofia naturalista através dos livros didáticos, de alguns professores ateus e inclusive das grandes mídias, entre elas, revistas superinteressante e Veja.

A controvérsia entre ciência e fé sempre foi o enfoque de suas indagações, – não era para menos – pois a tradição religiosa recebida pelos seus pais e a forte influência recebida das escolas não confessionais dão motivos suficientes para um jovem entrar em constantes divergências com seus conceitos filosóficos. Um exemplo disto é o resultado de uma pesquisa que saiu recentemente na mídia :  60% dos jovens evangélicos que adentram a universidade se afastam da comunhão dos santos e da igreja. Esta pesquisa revela que as razões para grandes evasões nas igreja é por falta de preparo dos pais e da própria igreja que enfrenta dificuldades com as demandas sociais, entre elas: os enfrentamentos culturais, comportamentais e filosóficas na universidade.


Renato Vargues disse: “ Vivemos numa sociedade multifacetada, cujos valores relacionados a sexo, família, trabalho, sucesso e moral foram relativizados. Nesta perspectiva não são poucos aqueles que ao longo dos anos tem sucumbido diante da avalanche de conceitos extremamente antagônicos aos pressupostos bíblicos-cristãos”

Metamorfose

No ano de 2001, Firmo Neto, passou por vários momentos de transformações e descobertas a respeito dos estudos sobre as origens. Ao ir estudar numa cidade universitária no interior de Minas Gerais, ele conheceu um cético cientista e professor de biologia, que na sala de aula, relatava uma série de contradições e lacunas que a teoria evolucionista mantinha. Diferentemente dos anteriores professores de biologia evolucionista que tivera, por ironia do ‘destino’, um cientista e professor de biologia cético, em pleno meio acadêmico, fez despertar-lhe para uma nova vertente de pensamento e para uma melhor explicação teórica da ciência e da fé bíblica.

Diante esta oportunidade, inciciou-se uma busca por várias fontes, tanto de teorias evolucionistas como as criacionistas: Livros, artigos, revistas e sites foram vasculhados com a sede de conhecer mais sobre esta nova concepção da ciência. Com estas pesquisas, descobriu-se o criacionismo científico e também uma outra nova teoria chamada de TDI, mais conhecida como teoria do Desing Inteligente, onde a maioria dos seus fundadores são cientistas que não professavam denominação religiosa e suas teses estão vinculadas nas observações da natureza que indica fortes evidências da existência de um grande projetista inteligente.

A origem do blog

Com toda esta avalanche de informações, no ano de 2009, Firmo Neto, volta para a Bahia e decide criar o blog Ciência e Fé [www.cienciaefe.net] que tinha como principal objetivo arquivar seus estudos a respeito das origens. Vale ressaltar que, a princípio, o blog era somente de uso exclusivo e pessoal.  Mas como tudo que cai na internet vira rede, o blog começou a crescer em números de acessos sem mesmo ter o mínimo de divulgação entre seus amigos.

O blogueiro percebeu que o número de pessoas interessadas pelo tema era tão grande que diariamente começou a receber quantidade significativa de comentários e perguntas nos seus posts.

“Pude perceber quantas pessoas estavam buscando informações, pesquisando e interessadas para conhecer mais sobre a controvérsia entre Criacionismo x evolucionismo. Depois de muitos meses, notei que meu blog deixou de ser robi para transformar-se em um forte meio de comunicação de massa, divulgando a teoria criacionista e do Desing Inteligente no Brasil e também no exterior”, relata Firmo Neto.

A origem do NUBEPO


Diante os contatos recebidos de internautas baianos por intermédio do blog Ciência e Fé (principalmente do prof. Marcos Peter da cidade de Caetité, do prof. Clério Moura de Guanambi, Dr. Jader Donato de Salvador, do desingner Sandro Gomes de Salvador, Dr. Pedro Vieira de Barreiras, Dra. Graziele de Jequié) muitos diálogos sucederam por e-mail, MSN e pela rede social, sendo que estes estudantes universitários e professores baianos curiosos  e apaixonados pela ciência e religião tiveram a ideia e decidiram fundar em 23 de setembro de 2011, o NUBEPO – Núcleo Baiano de Estudo e Pesquisa sobre as Origens.

Portanto, muitas matérias que você, amigo leitor, irá ler aqui, serão de assuntos e comentários resumidos referentes ao referido tema que mais marcou a semana nas publicações do Ciência e Fé.  Se caso você é um apaixonado pelo tema, vai amar  ainda mais ao acompanhar as notícias e informações neste site. Caso contrário ainda não tem interesse, basta realizar somente alguns acessos e verá que este assunto despertará em você um novo gosto pela leitura, pois conhecer a nossa origem é o mesmo que buscarmos respostas para onde iremos! Boa leitura!

Fonte: NUBEPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails