terça-feira, 9 de julho de 2013

Pepsi suspende componente suspostamente cancerígeno utilizado nas bebidas

Segundo estudos do Programa de Toxicologia dos Estados Unidos (National Toxicology Program), certos tipos de refrigerantes podem conter substâncias que estimulam o desenvolvimento de câncer nas pessoas. Em experiências feitas com ratos alimentados com o componente 4-MEI, os animais criaram células cancerígenas no pulmão com muito mais facilidade dos que os outros ratos, que não ficaram expostos ao componente químico.

Um relatório feito pelo Centro de Saúde de Oakland constatou que os refrigerantes da PepsiCo possuem uma quantidade pequena de 4-MEI. Por isso, no Estado da Califórnia, as fórmulas foram completamente alteradas – contudo, em outros estados do país elas continuaram idênticas. As leis da Califórnia exigem que bebidas que possuam componentes cancerígenos possuam rótulos específicos, informando os consumidores de suas composições.

Depois de um ano que o estado rotulou o 4-MEI como um agente cancerígeno, o presidente da PepsiCo desse que ele será suspenso em todas as fábricas da empresa. A companhia disse que seus fornecedores estão trabalhando para diminuir o uso das substâncias, reduzindo bastante o grau de 4-MEI encontrado nos refrigerantes.

Polêmica incerta

Em declaração pública, os membros da empresa disseram que eles refutam a ideia de que seus produtos não são seguros, já que essa é uma das prioridades da PepsiCo. Eles disseram que as exigências serão cumpridas no prazo determinado pela lei e que as quantidades de 4-MEI serão extremamente reduzidas em todos os locais.

Por outro lado, um representante da Food And Drug Administration (FDA) declarou que mais estudos precisam ser feitos com o componente, já que não há casos ou sinais de que ele realmente seja um risco à população. O porta-voz disse que, com base nas informações, não há razões para acreditar em perigos de curto ou médio prazo em decorrência do 4-MEI. 

Fonte: Mega Curioso via The Verge via Businessweek

Leia também: Corante de refrigerante pode causar câncer, diz estudo dos EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails