segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Álcool inibe os benefícios do vinho tinto e ao mesmo tempo em que estes benefícios estão presentes no suco de uva. E o pior: o vinho aumenta o risco de câncer nas mamas.

 Os polifenóis são encontrados nas uvas e agem contra o envelhecimento do organismo. A substância reduz a oxidação de outras moléculas, diminuindo, por exemplo, a proporção de radicais livres.

Mas o estudo espanhol mostrou que a ação dos polifenóis do vinho é diminuída por causa do álcool. 67 voluntários beberam vinho e suco de uva, alternadamente. O suco foi associado com a redução da pressão arterial, com uma chance 14% menor de infarto e 20% menor de AVC. Os mesmos benefícios não foram observados com o vinho.

Para quem procura benefícios para o coração, os cientistas recomendam o consumo de suco de uva. O estudo completo pode ser visto no site da revista Circulation Research.

Fonte: Exame

             x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

A alegação: suco de uva tem os mesmos benefícios que o vinho tinto. Os fatos: A essa altura, os benefícios cardiovasculares do consumo diário de um cálice de vinho tinto já são bem conhecidos. Mas muitos abstêmios imaginam se não seria possível colher as mesmas recompensas com o parente não fermentado do vinho, ou se esse é um benefício de saúde do qual estão excluídos.

O suco de uva pode não ser muito embriagador, mas ainda assim permite um brinde à boa saúde, no que tange à sua capacidade de prevenir doenças cardíacas.

O álcool, consumido em doses moderadas [está certificado de que muitos alcoólicos começaram com "doses moderadas"], pode relaxar os vasos sangüíneos e elevar os níveis de HL, o "bom colesterol". Mas as substâncias vistas como responsáveis por boa parte dos benefícios do vinho tinto - o resveratrol e os flavonóides - também existem no suco de uva, especialmente a variedade produzida com uvas Concord, vermelhas escuras.

Estudos independentes constataram que, como o álcool, o suco de uva pode ajudar a reduzir o risco de coágulos sangüíneos e prevenir o LDL, ou "mau colesterol" de aderir às artérias coronárias, entre outros benefícios cardíacos.

Um dos estudos, conduzido por cientistas da Universidade de Wisconsin e publicado pela revista Circulation, estuda os efeitos de duas doses diárias de suco de uvas Concord sobre 15 pessoas portadoras de doenças cardíacas coronárias.

Depois de suas semanas, os participantes tinham fluxo sangüíneo melhor e oxidação reduzida do LDL. O LDL oxidado pode danificar as artérias.

Outros estudos conduzidos com seres humanos e animais, entre os quais uma pesquisa de um ano reportada em artigo na revista Atherosclerosis, demonstraram que o consumo diário pode reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol. Mas atenção: algumas variantes de suco têm açúcar e ingredientes artificiais.

Em resumo: os estudos sugerem que alguns tipos de suco de uva podem oferecer os mesmos benefícios cardíacos do vinho tinto [e melhor: sem os ricos e malefícios do álcool].

Fonte: Terra

             x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

Apenas meia taça de vinho ingerida diariamente aumenta a possibilidade de desenvolver câncer de mama, de acordo com um estudo da Universidade de Oxford conduzido por um dos principais médicos britânicos da área. Ian Gilmore afirmou em entrevista ao jornal Daily Mail que 10 gramas de álcool diários aumentam em 10% o risco de câncer nas mulheres.

A pesquisa foi realizada com mais de um milhão de mulheres e revela que a bebida alcoólica altera os níveis hormonais, podendo causar uma elevação da quantidade de células cancerígenas no organismo.

Conforme o especialista, não existem níveis seguros para ingestão de álcool, mas o risco nas mulheres aumenta, ainda que o consumo esteja dentro do limite normalmente recomendado. [...] As taxas de câncer de mama têm subido nos últimos 30 anos e estima-se que uma em cada oito mulheres irá desenvolver a doença em algum momento de sua vida. O aumento dos casos tem sido atribuído em parte aos altos níveis de obesidade, tabagismo e alcoolismo.

Fonte: Diário Catarinense


Nota: Então, por que a grande mídia não exibe estes dados para a população? Talvez seja pelo mesmo motivo que também não divulga os resultados dos malefícios do café e das carnes vermelhas: interesses comerciais e publicitários! Portanto, os fatos estão aí para comprovar que o plano original de Deus são aqueles descritos no livro de gêneses. Neste caso, bebidas ideais para o consumo humano: somente água mineral e de coco e os sucos naturais das frutas. [FN]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails