segunda-feira, 12 de março de 2012

Embate histórico entre Einstein e Bohr tem novo desfecho

As disputas acirradas entre gênios são comuns: “Freud x Jung” e “Tesla x Edison” são duas das mais famosas brigas que já ocorreram na comunidade científica. Porém, nos anos 30, Albert Einstein e Niels Bohr começaram um embate sobre a consistência da física quântica que parece ter se resolvido apenas hoje, décadas depois do falecimento de ambos os cientistas.

A discordância entre os dois físicos começou em uma conferência realizada em 1930, quando Einstein desafiou o Princípio da Incerteza de Heisenberg ao declarar que se uma caixa cheia de fótons fosse aberta, permitindo que um deles escapasse, seria possível constatar esse evento com base no tempo pelo qual a caixa ficou aberta e na mudança de energia dentro dela, desafiando assim a relação de incerteza entre tempo e energia.

Porém, Bohr discordava de Einstein e usou a própria Teoria da Relatividade para solucionar o problema. Esse debate continuou por mais cinco anos, com a comunidade científica dando a “vitória” da discussão para Bohr. [Leia aqui o novo resultado para a disputa]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails