domingo, 5 de fevereiro de 2012

Qual o segredo dos hambúrgueres e das batatas fritas do Mc Donalds? Por que elas não se decompõem?

Todo mundo sabe que se você quer uma refeição saudável não irá comer os hambúrgueres do Mc Donald’s, não é mesmo?

A mais recente descoberta pela “grande mídia” (engraçado como a mídia demora pra descobrir coisas que já estão na cara faz tempo...) é que o MacLanche Feliz da Mc Donald’s, composto por hambúrgueres e batatas fritas não vai se decompor, mesmo se você deixá-los fora da geladeira por seis meses - ver fotografia que está a cima (ou doze meses). Esta história foi noticiada pela CNN, Washington Post e muitos outros estabelecimentos de mídia corporativa que se mostraram surpreendidas ao ver que “junk food” de cadeias de fast-food não se decompõem.

A artista Sally Davies, de Nova Iorque, criou um projeto bastante curioso, espantoso e revelador chamado Happy Meal (refeição feliz). No dia 10 de abril de 2010, Sally comprou um hambúrguer e uma porção de batatas fritas, colocou-os na mesa de sua sala e decidiu deixá-los lá, só pra “ver o que acontece”. Desde então, ela tem tirado foto do prato todos os dias. O resultado é muito surpreendente. Desde a data da compra, o prato está sobre a mesa dela, sem nada por cima. O que aconteceu? Incrivel, nenhum inseto, nem mofo, nem cheiro, nada ocorreu. Veja as fotos desta experiência aqui e confira quantos dias duraram esta observação!

Já neste outro experimento, um estagiário, no sul da Califórnia, resolve fazer um teste com os hambúrgueres e as batatas do Mc Donalds. Então, confira aqui esta experimentação registrado em um vídeo e confira também quanto tempo essas guloseimas demoram pra embolorar e/ou estragar e se surpreenda novamente!

Fica a pergunta: por que o hambúrguer e as batatas fritas de fast-food como o do Mc Donald’s não se decompõe?

A primeira resposta que vem a cabeça é “Bem, eles devem ser feitos com tantos produtos químicos que nem mesmo os fungos irão comê-los.” Embora isso seja parte da resposta, esta não é toda a história.

A verdade é que muitos alimentos processados não se decompõem e não serão comidos por fungos, insetos ou até mesmo roedores ou baratas . Tente deixar um pote de margarina fora no seu quintal e veja se será comido. Você verá que a margarina parece também ser imortal!

Batatas fritas podem durar décadas e pizzas congeladas são notavelmente resistentes à decomposição.

Com as carnes, o principal motivo de elas não se decomporem é pelo seu alto teor de sódio. O sal é um ótimo conservante, como os primeiros seres humanos já sabem há milhares de anos. Os hambúrgueres de carne do Mac são absolutamente carregados com o sódio – tanto que eles qualificam como carne “preservada”, antes mesmo de levar em conta os produtos químicos que você pode encontrar na carne.

Para mim não há muito mistério sobre a carne não se decompor. A real questão é porque os pãezinhos não mofam? Essa é a parte realmente assustadora, já que o pão saudável começa a mofar dentro de poucos dias. O que poderia ter nos pães de hambúrguer do Mc Donald’s que repelem a vida microscópica por mais de duas décadas?

Como vocês verão, a não ser que você seja um químico você provavelmente não poderá nem mesmo ler os ingredientes em voz alta. (Nota: Eu não consegui achar no site brasileiro do Mc’Donald’s a lista completa de ingredientes do pão):

Farinha enriquecido (farinha de trigo branqueada, farinha de cevada maltada, niacina, ferro reduzido, mononitrato de tiamina, riboflavina, ácido fólico, enzimas), água, xarope de milho rico em frutose, açúcar, fermento, óleo de soja e/ou óleo de soja parcialmente hidrogenado, contém 2% ou menos do seguinte: sal, sulfato de cálcio, carbonato de cálcio, glúten de trigo, sulfato de amônia, cloreto de amônia, condicionadores de massa (estearoil lactilato de sódio, DATEM, ácido ascórbico, azodicarbonamida, mono e diglicerídeos, monoglicerídeos etoxilados, fosfato monocálcico, enzimas , goma guar, peróxido de cálcio, farinha de soja), lecitina de soja, propionato de cálcio e propionato de sódio (conservantes).

Grande coisa, hein? Você deve particularmente adorar o xarope de milho rico em frutose (diabetes, alguém?), óleo de soja parcialmente hidrogenado (vai aí uma doença cardíaca?) E a longa lista de produtos químicos como o sulfato de amônia e de sódio proprionato. Hummm. Estou salivando só de pensar nisso.

Agora aqui é a parte verdadeiramente chocante sobre tudo isso: Na minha opinião, a razão pela qual nada vai comer pão de hambúrguer de Fast-food (exceto um ser humano) é porque não é comida!

Nenhum animal normal vai ver o pão de hambúrguer do Mc Donald’s como alimento, e como se constata, nem as bactérias ou fungos. Para os seus sentidos, o material apenas não é comestível. É por isso que esses pães de hambúrguer biônico nunca irão se decompor.

E isto me leva ao meu ponto final sobre esta cômica distração: Existe uma única espécie no planeta Terra que é “inteligente” o suficiente para pensar que um hambúrguer do Mac é comida. E esta mesma espécie está sofrendo de elevadas taxas de diabetes, câncer, doenças cardíacas, demência e obesidade. Se alega que esta espécie seja a espécie mais inteligente do planeta, mas ainda assim ela se comporta de uma maneira imbecil que alimenta seus filhos de produtos químicos venenosos e de tal abomináveis produtos que não são alimentos, mesmo que nem fungos irão comê-los (e fungos comem até esterco de vaca, para sua informação).

Você conseguiu adivinhar de qual espécie estamos falando?

Fontes: Blog ideias, Pense um Pouco e Youtube

Leia também a matéria: Nutricionista guarda Mc Lanche Feliz por um ano; veja o poder dos conservantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails