sábado, 3 de dezembro de 2011

EXPERIMENTO QUÍMICO: bateria feito com pão de forma e maionese

Nota: Esta foi uma feira  itinerante de ciências química realizado pelos estudantes da faculdade de química do IF Baiano - Campus Guanambi com a finalidade de destacar a importância do estudo da química e chamar atenção ao ano  Internacional da Química. Este grupo de trabalho trouxe o tema: Cozinhando com química - dentro de uma cozinha muitas ações e reações acontecem.

 Foram realizados vários experimentos com esta temática que demonstrasse algumas reações química que poderiam ser vistos na cozinha. A demonstração que pode ser notado nas fotos é uma bateria feita com pão e maionese. Este experimento tem como objetivo colocar em funcionamento uma calculadora sem sua bateria convencional. Todavia, sem as baterias convencionais substituímos por quatro pilhas de sanduíches de pão de forma com maionese embrulhada com um pedaço de papel alumínio (como é observado nas foto)

Como funciona? Entre a maionese e o alumínio há cerca de 0,5 V - energia necessário para um funcionamento de uma calculadora. É uma reação química onde o alumínio (metálica) cede 03 elétrons para a água (que está na maionese) onde é cedido mais 03 elétrons da água. Estes elétrons podem ser colocados em circulação entre a maionese e o alumínio e utilizados para promover algum efeito elétrico.

Esta aula prática que desenvolvemos é de fácil realização que pudemos aproveitar e ensinar aos alunos do ensino médio daquele colégio alguns assuntos de química como: processos de oxido-redução e eletroquímica. Você gostou? Tente fazer em casa! [FN]

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails