sábado, 24 de setembro de 2011

Cientistas tentam criar "vida inorgânica" em laboratório

Teoricamente, a vida na Terra é baseada nos compostos de carbono, que formam a biologia orgânica. Porém, uma equipe de cientistas da Glasgow University, na Escócia, está tentando criar, em laboratório, células químicas inorgânicas - ou seja, vida inorgânica.

A equipe tem como objetivo criar células que se replicam sozinhas. Isso ajudará a desenvolver as células inorgânicas, que podem contribuir para a química e a medicina. O professor Lee Cronin, do College of Science and Engineering, da Universidade de Minnesota, nos EUA, é o líder do projeto.

A teoria não é tão complicada: através da criação de membranas artificiais, o controle da passagem de materiais e energia é feito. Com isso, diversos processos químicos podem ser isolados dentro de apenas uma célula, como acontece nas estruturas biológicas.

Os cientistas afirmaram para o site da BBC que as células poderão até armazenar eletricidade."A principal meta é a construção de células químicas complexas com propriedades da nossa própria vida, que podem nos ajudar a entender como surgimos e também definir uma nova tecnologia baseada na evolução do mundo material", explica Cronin.

O professor explica que se o projeto der certo, algumas novas ideias sobre a evolução também surgiriam, além de mostrar que ela não é apenas um processo biológico. "Também significaria que teríamos provado que a vida pode existir sem ter bases em carbono", completa.

Fonte: Olhar digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails