sábado, 17 de setembro de 2011

Ano Internacional da Química e a utilidade da Química


O vasto mundo dos elementos químicos e suas reações é o tema do vídeo. Um especial sobre o Ano Internacional da Química.

A comemoração foi escolhida para 2011 porque a data marca o centenário do Nobel concedido à polonesa Marie Curie, que descobriu e estudou os elementos rádio e polônio.

Para entender como a Química é estudada nos dias atuais e será ensinada no futuro, segue-se uma busca por futuros professores da área. A formação destes profissionais em duas aulas distintas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de Química do Cotidiano e de Desenvolvimento de Material Didático.

O vídeo apresenta três áreas de ponta da pesquisa em Química.

O Mérito Acadêmico traz entrevista com o professor Angelo da Cunha Pinto, referência nacional em produtos naturais. Ele conta como estuda substâncias que prometem combater o câncer e doenças autodegenerativas.

Já o Fora de Série mostra a aplicação da nanotecnologia na área. A aluna Aline Oliveira, que faz iniciação científica com este tema, explica como une tecnologia de ponta e garrafas PET para fazer peneiras moleculares, usadas para acelerar reações químicas.

E o Eu Amo meu Trabalho acompanha a jornada do engenheiro químico Marcus Vinícius de Araújo Fonseca, que identifica maneiras de transformar resíduos da indústria petrolífera em materiais que servem para construir paredes e divisórias, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails