quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Centenário do Premio Nobel de Química da Madame Curie.

2011 foi tomado como o ano internacional da química e também comemora o centenário do Premio Nobel de Química recebido pela Madame Curi, mas você sabe quem foi Madame Curie?

Madame Curie é como é chamada Marie sklodowska que ao se casar com Pierre Curie adotou o nome Marie sklodowska Curie, seu marido o qual ela dividiu o Premio Nobel de Física anos antes.

Marie Curie era filha de professor que envolvida com grupos que almejavam transformar a ciência teve que fugir de sua terra até Paris, onde se licenciou em Física e Matemática, Marie Curie estudava elementos radioativos e suas radiações e foi nestes estudos que ela descobriu dois elementos novos, o Polônio e o Rádio, imaginem que para ela obter 1g de sal de radio ela teve processar oito toneladas de pechblenda e que por acaso foi a partir deste elemento e a energia que ele libera que foi inventados os termos radioativo e radioatividade e foi com estes estudos de radiação que ela e seu marido ganharam o Premio Nobel de Física e pela descoberta dos elementos o Premio Nobel de Química.

Ela foi à primeira pessoa a ganhar dois Prêmios Nobel, feito no qual foi repetido somente depois de mais de 40 anos por Linus Pauling e mesmo assim ela foi à única a ganhar dois em áreas científica.

Mesmo falando de dois grandes prêmios que esta grande mulher recebeu, ainda assim não falaríamos nem metade os grandes feitos que esta mulher teve, feitos como o uso da radiografia para tratamentos de soldados feridos, fundadora do instituto do Rádio, sócia da Academia de Medicina, autora do livro “Radioactivité”, teve seu rosto impresso em notas de sua terra natal, mãe de mais uma ganhadora do Premio Nobel e seu sobrenome foi homenageado com o batismo do elemento 96 da tabela periódica nomeado Cúrio.

Não é a toa que ela é uma grande inspiração para toda a sociedade científica e tão lembrada nesta nossa celebrarão do Ano Internacional da Química.

Fonte: Teoria da Relatividade

Nota: Veja mais novidades sobre o Ano Internacional da Química aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails