domingo, 24 de julho de 2011

I SENnQ - I Simpósio de Ensino de Química - As inscrições encontram-se abertas

O ano de 2011 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), consoante projeto do Conselho da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) como o Ano Internacional da Química (AIQ) cujo tema é "Química nossa vida, nosso futuro".

No intuito de contribuir com a celebração do AIQ, os docentes e discentes do curso de Licenciatura em Química do Institutto Federal de Educação, Ciência e tecnologia Baiano campus Guanambi, propõem a realização do I Simpósio de Ensino de Química com a finalidade de divulgar a produção científica – através de painéis e comunicações orais, dos cursos de Licenciatura em Química e áreas afins das diversas instituições de ensino superior do país.

Acrescenta-se como objetivo do I SiEnQ a atualização de conhecimentos do público alvo através da disponibilização de palestras e cursos voltados ao ensino de Química de forma a abranger suas diversas peculiaridades tais como: Ciência, Tecnologia e Sociedade; Formação de professores; Ensino-aprendizagem; Experimentação e Educação ambiental.

A escolha do tema “As contribuições da Química para a sociedade” pelos profissionais e discentes do curso de Licenciatura em Química do IF Baiano, Campus Guanambi, corrobora com o pensamento dos diversos profissionais que vivenciam o ensino de Química no país: a necessidade de difundir o que a Química, enquanto ciência tem contribuído para o desenvolvimento dos distintos setores da economia. Um simples produto de limpeza utilizado em domicílios, o uso da radioatividade no tratamento do câncer ou o desenvolvimento de novas substâncias capazes de substituir as naturais, cujas fontes estão ameaçadas de esgotamento mostram uma face da Química que a maioria da população ainda desconhece.

JustificarLocal do evento

O município de Guanambi, onde funciona um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), localizado no sudoeste do estado da Bahia, possui uma área de 1.292 km² e uma população de 76.230 habitantes . O município apresenta uma economia predominantemente agrícola destacando-se ainda em outros setores como o comércio e serviços. Faz limite com as cidades de Caetité, Igaporã, Candiba, Pindaí, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras.

O IFBaiano oferece à comunidade guanambiense e às cidades circunvizinhas os seguintes cursos: técnico integrado (Agropecuária e Agroindústria), técnico subseqüente (Agricultura e Zootecnia), PROEJA (Informática) e, a partir deste ano, os cursos em nível superior (Tecnólogo em Agroindústria, Bacharel em Agronomia e Licenciatura em Química), funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno com um quantitativo de, aproximadamente, 1000 alunos.

Inscrições

As inscrições encontram-se abertas para estudantes e profissionais de cursos de Licenciatura em Química e áreas afins. Os inscritos poderão participar de cursos e palestras além de apresentar trabalhos em diversas temáticas. As inscrições serão feitos somente no site do evento: http://sienq.blogspot.com

Data de realização do evento: 5 a 7 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails