terça-feira, 19 de abril de 2011

Alimentos saudáveis podem ser bom remédio para prevenir o câncer

Frutas, em seu estado natural, produzem "vida em abundância"

De acordo com especialistas, consumir diariamente água e alimentos variados, de qualidade e quantidade adequada, é um dos principais fatores na prevenção contra o câncer. Além disso, um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) apontou que cerca de 60% dos pacientes que têm câncer apresentam risco de algum problema nutricional. O estudo revelou ainda que grande parte desses pacientes já chega para tratamento com quadro de desnutrição.

“E os benefícios de se consumir alimentos saudáveis vão além da prevenção do câncer. Eles também ajudam no tratamento e na recuperação de problemas cardiovasculares e de outras naturezas em longo prazo”, explica Fernanda Schettino, médica nutróloga e que atende pacientes com câncer na Oncomed de Belo Horizonte (MG).

O melhor é optar por alimentos e evitar os suplementos

Alimentos como abóbora, mamão, manga e todos os amarelos ou alaranjados são fontes de betacaroteno, um pigmento carotenoide antioxidante, que protege contra o câncer de pulmão e contra o câncer de mama. Já os alimentos vermelhos, como a melancia e o tomate, possuem licopeno, uma substância muito importante na prevenção do câncer de próstata e de outros tipos de câncer.

Entretanto, como lembra Schettino, é recomendado que as substâncias citadas acima (betacaroteno e licopeno) sejam adquiridas pelo consumo de alimentos frescos, não por suplementos alimentares.

Outro alimento muito pesquisado hoje em dia é a linhaça, que além de conter ácido graxo ômega-3 em seu interior, oferece também uma boa quantidade de fibras. Essas fibras têm papel favorável na prevenção do câncer de intestino.

Fibras também ajudam

Também para inibir a formação de tumores, as fibras insolúveis encontradas nos brócolis, na couve e na couve-flor são ótimas para serem consumidas. Schettino lembra que quanto mais cedo a dieta saudável fizer parte da rotina das pessoas, maiores serão os benefícios que elas terão.

Ainda de acordo com a médica, o importante é colocar nesta alimentação no mínimo 400 gramas de frutas e/ou hortaliças por dia. Esta também é a recomendação do Fundo Mundial de Pesquisas sobre o Câncer.

Fonte: Redação do Portal “O que eu tenho?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails