terça-feira, 1 de março de 2011

ProTeste encontra carne bovina em hambúrgueres de frango e peru

Em uma análise sobre hambúrgueres congelados de frango, soja e peru, a ProTeste (entidade de defesa do consumidor) constatou que algumas marcas misturam carne bovina ao produto, sem declarar a presença no rótulo. Apesar disso, a pesquisa concluiu que os três tipos de hambúrguer são saudáveis. A carne de boi foi encontrada no hambúrguer de frango da Perdigão e no de peru da Batavo, sem que constasse a informação em ambas as embalagens. O produto de peru da Sadia também não informa o consumidor de que existe carne de frango na sua composição.

Segundo a ProTeste, o hambúrguer de ave misturado com carne é mais saudável que o tradicional, mas é um desrespeito ao consumidor que tem direito de saber o que está consumindo.

Em entrevista à Folha, a nutricionista da entidade, Manuela Dias, disse que o intuito da pesquisa foi levantar as diferenças entre os hambúrgueres bovino e misto --testados no passado-- e os de frango e peru.

"Queríamos ver se tinha muita diferença. O de frango e peru são bem melhores que o misto e o de carne. A única coisa que chamou atenção foi a presença de outros tipos de carne."

A nutricionista explicou que a metodologia usado nos laboratórios não especificou a quantidade de carne, apenas a presença ou ausência. "Realmente pode ser uma quantidade baixa, mas não tem como saber."

Nos hambúrgueres onde foi identificada a presença de carne bovina, não havia menção na lista de ingredientes, com exceção dos hambúrgueres de peru. "Na lista de ingredientes, havia gordura de aves. Pode ser que o frango detectado tenha vindo dessa gordura."

"A descoberta entra numa questão ideológica, porque existem pessoas que não querem consumir carne vermelha", disse Dias.

Em relação à higiene, todos os produtos foram muito bem avaliados, de acordo com a nutricionista.

Fonte: folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails