quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Concurso Público aborda o refutado experimento de Miller

Domingo passado (09/01), houve um concurso para provimento de professores no estado da Bahia. Fiquei um pouco surpreso quando li quatro questões (de números 21, 22, 23 e 24) da prova de conhecimentos interdisciplinares (responderam a estas questões somente aqueles que concorreram às vagas para professores das disciplinas de biologia, química e física) que retratava do famoso experimento de Miller-Urey - como pode ser vista na figura ilustrativa a cima. Experimento este, que ainda consta registrado em praticamente todos os livros didáticos do ensino médio e também de nível superior.

Quem nunca leu a respeito, o referido experimento tinha a finalidade de testar a hipótese de Oparin e Haldane sobre a origem da vida. O experimento de Miller na época (sua foto ao lado) produziu o tipo de resultados que os naturalistas desejavam para comprovar que a vida poderia ter uma origem inorgânica sob condições redutoras na suposta atmosfera primitiva.

No entanto, o que muitos ainda não sabem é que o experimento foi repetido muitas vezes por outros investigadores utilizando pequenas variações na composição, e obtendo resultados similares. Não obstante, apenas uma década após este experimento, os cientistas já questionavam a postulada composição da atmosfera da terra primitiva que baseou essas descobertas.

[Leia aqui o estudo completo dos problemas com os experimentos de Miller- Urey e os verdadeiros resultados químicos dos experimentos.]

Contudo, é bom ter em mente que para nos beneficiarmos com um resultado positivo nas provas de concursos públicos, vestibulares e até mesmo em algumas disciplinas dentro da faculdade - infelizmente - somos obrigados a pontuar nessas avaliações estas teorias como supostamente verdadeiras, mesmo sabendo que elas são contraditórias até mesmo pela própria ciência. [Firmo Neto]

Veja também esse vídeo: É uma sátira à Teoria da Abiogênese. Uma vovó atéia e evolucionista chama a sua netinha criacionista para contar como a vida surgiu no mundo utilizando-se da Teoria da Abiogênese. Mas a vovó subestimou sua netinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails