domingo, 18 de outubro de 2009

Martha San Juan França ‘falou e disse’: jornalistas científicos não investigam e nem criticam os cientistas


“Enquanto repórteres de política e economia frequentemente vão além dos releases oficiais para comprovar a veracidade das notícias, os colegas de ciência se contentam com a informação autorizada, os papers (relatórios científicos), entrevistas coletivas e revistas especializadas. Enquanto as notícias de outras áreas são normalmente objeto de crítica, a ciência e a tecnologia são poupadas – até que ocorram acidentes trágicos. Se bons jornalistas são reconhecidos – e temidos – por suas análises críticas, no caso de ciência, a investigação e a crítica costumam passar longe.”
FRANÇA, Martha S. J. “Divulgação ou jornalismo?”. In: VILAS BOAS, Sérgio (org.). Formação e Informação Científica: Jornalismo para iniciados e leigos. São Paulo: Summus Editorial, 2005. p. 31-47. [Ênfase adicionada]
NOTA: Martha San Juan França, doutora em História da Ciência pela PUC-SP, especializada em jornalismo científico e ambiental. Já trabalhou nas revistas Época, Galileu, Superinteressante, Folha e Estadão. Escreveu o livro “Células-tronco, esses milagres merecem fé” e é co-autora do livro “Formação e Informação em jornalismo científico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails