segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Os dinossauros - eles surgiram e desapareceram

Neste final de semana, li dois pequenos livros sobre dinossauro na visão criacionista: “Como surgiram os dinossauros e por que eles desapareceram”, de Elaine Graham-Kennedy e “Os dinossauros – quando surgiram e por que desapareceram”, de Ruth Wheeler e Haroed G. Coffin. Ambos da editora Casa Publicadora Brasileira. Mesmo sendo de classificação Juvenil, pude notar que esses livros são ótimas fontes de informações para qualquer leitor que queira saber mais da verdade a respeito dos dinossauros.

A Dr. Elaine, por ser uma geóloga, retrata o contexto com mais técnica, enriquece as suas páginas com muitas fotografias, desenhos gráficos, inclusive, adiciona fotos de sua própria pesquisa sobre ovos de dinossauros. Nos seis primeiros capítulos, ela explica como são identificados, classificados e como se alimentavam cada espécie de animais com teses científicas extraídas somente de seus ossos e fósseis. Nos capítulos seguintes, a autora expõe mapas da distribuição mundial dos dinossauros em todas as partes do planeta conforme as suas espécies, supostamente vividas naquelas localidades. Nas páginas finais, Dr. Elaine explica, dentro da teoria do design inteligente, a maneira como foram extintos os animais. No último capitulo, ela conta um testemunho de como tomou a decisão de ser uma cientista criacionista.

Não muito diferente do livro da geóloga, os autores Ruth e Haroed desvendam também o mistério da vida e da morte dos dinossauros, usando como principal fonte os contextos históricos bíblicos. No livro, os autores explicam como foi a história da paleontologia, descreve a forma como foram descobertas os primeiros fósseis no mundo e o interesse do homem para desvendar mais fósseis espalhados ao redor do mundo. No entanto, a parte mais interessante do livro, talvez seja a explicação da morte dos gigantes animais que, segundo os autores, aconteceu em uma catástrofe universal (o dilúvio), assim como é relatado na Bíblia em um prisma bem diferente do convencional, explicado nas salas de aula.

Conclusão: vale a pena ler! Se você também deseja saber mais a respeito dos dinossauros, está aí uma dica. Em minha opinião, estes são os melhores livros criacionistas sobre dinossauros traduzidos em português que já li até hoje.

(Firmo Neto)

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails